ANO/NÍVEL PESQUISADOR(A)/ CV LATTES TÍTULO DA DISSERTAÇÃO VÍNCULO EMPREGATÍCIO 
1987
Mestrado Alice Tamie Joko Análise contrastiva dos sistemas fonológicos do japonês e do português: subsídios para o ensino do japonês para falantes do português do Brasil. Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1986
Mestrado Cirlene Magalhães Almeida Para uma descrição semântico-cognitiva da linguagem metafórica. Vínculo não localizado.
Mestrado Elizabeth Seixas Hanna Difusão e focalização dialetal: o caso de Brasil. Vínculo não localizado.
Mestrado Lurdes Teresa Lopes Jorge Complementação do nome, relações semânticas e estrutura sintáticas: uma proposta de revisão de análise tradicional. Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1985
Mestrado Nelmo Roque Análise automática do sistema lingüístico português: o sistema linga e suas aplicações. Fundação Nacional do Índio, FUNAI, Brasil.
1983
Mestrado Antônio Batista Pereira Geminação e longura nas consoantes de subcodigo urucuiano de Buritis. Vínculo não localizado.
Mestrado Beatriz Nunes de O. Longo Aspectos de formação vocabular no português: um estudo comparativo. Vínculo não localizado.
Mestrado Carlos Alberto de Oliveira Aspectos do vocalismo do subcódigo urucuiano do município de Buritis: implicações no processo de ensino-aprendizagem. Vínculo não localizado.
Mestrado Márcia Elizabeth Bortone Reis Uma análise do ensino da norma padrão para falantes de dialetos não-padrão. Vínculo não localizado.
Mestrado Maria Luiza Monteiro Sales Corôa O tempo nos verbos do português uma introdução à sua interpretação semântica. Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1982
Mestrado Aliris Porto Alegre dos Santos A redução do ditongo decrescente da linguagem de migrantes de origem rural. Vínculo não localizado.
Mestrado Sérgio Antônio Ribeiro dos Santos Geração e análise de cadeias fonotaticas bem-formadas do português. Vínculo não localizado.
Mestrado Túlia Pilomia Vogensen Mudança de código em adolescentes bilíngües: um estudo de caso. Vínculo não localizado.
1981
Mestrado Eneida Martins de Oliveira Alguns aspectos fonológicos da linguagem dos vaqueiros no município de Serrita. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Mestrado Kawsar Ali Askar Análise contrastiva do sistema sonoro do árabe clássico com o português padrão. Vínculo não localizado.
Mestrado Marlene Tisseo Bagatta Os desvios como base do processo criativo da linguagem de Mário Palmério em Chapadão do Bugre. Vínculo não localizado.
1980
Mestrado Sylvia Sant`Anna Brisolla As construções SN-ADJ-SPrep em português: um problema difícil de resolve. Vínculo não localizado.
1979
Mestrado Enilde Leite de Jesus Faulstich Para uma análise estrutural de campos semânticos. Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Mestrado Helena Graça Pitman Ortografia:relação fonema/grafema. Vínculo não localizado.
Mestrado Luiz Pires de Oliveira A lingüística e o processo ensino-aprendizagem de comunicação e expressão. Vínculo não localizado.
Mestrado Magda de Freitas Querino Tendências normalizantes da pronúncia no Distrito Federal: Gama. Vínculo não localizado.
Mestrado Vânia Maria Bernardes Arruda-Fernandes Análise das pseudo-passivas em português. União Educacional de Minas Gerais, UNIMINAS, Brasil;                  Faculdade Católica de Uberlândia, CATÓLICA, Brasil.
1978
Mestrado Ângela Maria Souza Carmo Nogueira Idade e aptidão na aquisição de língua estrangeira. Colégio Militar de Brasília, CMB, Brasil.
Mestrado Maria Angélica Furtado da Cunha Sobre os tratamentos transformacionais e léxico-interpretativos das construções passivas em português. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Mestrado Maria Auxiliadora Ribeiro Kneipp Uma proposta de análise para o morfema ¨No¨ em português. Vínculo não localizado.
Mestrado Maria Olívia Oliveira Lawinsky O uso simétrico/assimétrico dos pronomes e formas de tratamento em Ilhéus (BA). Vínculo não localizado.
Mestrado Vânia Maria Bernardes Arruda-Fernandes As passivas de estado e de mudança de estado em português contemporâneo.

União Educacional de Minas Gerais, UNIMINAS, Brasil;

Faculdade Católica de Uberlândia, CATÓLICA, Brasil.

1967
Mestrado Odilo Pedro Lunkes Estudo fonológico da língua rikbaktsa Vínculo não localizado.
1965
Mestrado Dinah Maria Isensee Callou O falar de Mato Grosso (Bahia): Fonêmica, aspectos da morfossintaxe e do léxico. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Mestrado Eunice S. L. Pontes Sistema verbal português coloquial do Rio de Janeiro Vínculo não localizado.
Mestrado Gilda M. C. de Azevedo Descrição fonológica e gramaticalda língua kiriri, dialeto kipea. Vínculo não localizado.
Mestrado Marta M. Oliveira Coelho Fonemas do ronga, Moçambique. Vínculo não localizado.
Mestrado Rosa Virgínia Barreto de Mattos Oliveira e Silva  Diálogos de São Gregório-Livro II (Vida de São Bento) - Edição crítica segundo os três manuscritos portugueses Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.